17 de set de 2009

ANIVERSÁRIO DE CARMO DE MINAS

108° ANIVERSÁRIO DE CARMO DE MINAS SERÁ COMEMORADO COM FESTIVAL CULTURAL EM SETEMBRO


Maria Cristina Ribeiro Meirelles

Carmo de Minas irá comemorar seu 108º aniversário de emancipação político-administrativa em grande estilo este ano. No próximo dia 19 de setembro, na Praça Deputado Dr. José Ferraz Caldas, será realizada a 1ª edição do Festival Cultural de Carmo de Minas, com o tema “A Capital do Café Especial”. Este evento faz parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2009, que acontecerá em setembro, de forma simultânea, em todo o Estado de Minas, e está sendo organizado pela Gerência de Cultura e Turismo da Prefeitura de Carmo de Minas em parceria com a Rota do Café Especial.
A realização deste festival tem como objetivo sensibilizar e envolver a comunidade carmense para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, evidenciando a memória e identidade de Carmo de Minas, através da gastronomia típica, artesanato, manifestações culturais, obras de arte, edificações históricas, saberes e fazeres, e principalmente, valorizar o que o município tem de melhor: o café.

O evento irá acontecer no sábado, a partir das 9 horas, com abertura oficial pelo Prefeito Yuri Vaz de Oliveira, seguida de palestra sobre a obra do artista plástico “Chico Cascateiro” em Carmo de Minas, que será proferida por Hélio Brasil. Logo após, irão ocorrer as apresentações folclóricas com grupos de Folia de Reis da Fazenda Sertão e do Bairro Santo Antônio; além da tradicional Dança da Colheita, pelos alunos da Escola Municipal Fazenda do Sertão.

parte da tarde, a partir das 14 horas, será promovido um concurso de quitandas e receitas com café, cujas inscrições foram prorrogadas a comunidade carmense até o dia 11 de setembro. È só procurar a Gerente de Cultura e Turismo da Prefeitura de Carmo de Minas, à Rua Luiz Gomes, 150.

O evento irá contar, ainda, com duas duplas caipiras e um sanfoneiro, que se apresentarão juntos, numa “Roda de Viola” regional, às 15 horas. Durante o evento, o público poderá desfrutar da praça de alimentação e visitar os stands com artesanato e gastronomia típica.

Os visitantes que desejarem conhecer o Patrimônio Histórico de Carmo de Minas terão uma visita guiada à Igreja Matriz e ao Coreto do “Chico Cascateiro”, a partir das 14 horas. A Rota do Café Especial em parceria com a Prefeitura Municipal de Carmo de Minas, disponibilizará dois passeios turísticos à Fazenda do Sertão, às 8:30 e às 14:30 horas. Os passeios deverão ser agendados com o Márcio, Gerente da Rota do Café Especial, com antecedência, pelo telefone 3334-1661. A taxa simbólica que será cobrada pelo passeio, no valor de R$ 10,00 (dez Reais), será revertida 50% para custear a degustação na Fazenda do Sertão e os outros 50% serão revertidos metade para ajudar nas despesas do festival e a outra metade para ajudar a APAE.

A partir das 21 horas, Carmo de Minas será presenteada com a apresentação do Grupo do Sesc “Causos e Violas das Gerais”, onde sete músicos e um contador de causos irão interagir num cenário que remonta às fazenda do interior.

A Gerência de Cultura e Turismo da Prefeitura de Carmo de Minas agradece a todos os patrocinadores que estão apostando neste festival, o apoio do IEPHA, o envolvimento da comunidade carmense e a participação do SESC/MG, que no dia 19 de setembro, irá abrilhantar o Festival Cultural de Carmo de Minas.

0 comentários: